Violência doméstica: Emedi encerra capacitação de facilitadores restaurativos
Contribuir para a redução dos indicadores de violência doméstica, através de um realinhamento comportamental dos autores, é o objetivo do projeto Círculos de Homens no Contexto da Lei Maria da Penha. A capacitação, iniciada no dia 16 de agosto, foi concluída na última quinta-feira (12/9).
A turma de aprimoramento para facilitadores restaurativos cadastrados pelo TJRJ foi organizada pelo Serviço de Apoio à Justiça Restaurativa (SEAJU), coordenado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), e realizada pela Escola de Mediação (Emedi). As aulas foram ministradas pelos professores Leandro Uchoas e David Aquino Filho.
Desconstrução da violência doméstica e familiar
Devido ao alto índice de reincidência de homens já condenados anteriormente por violência doméstica, o trabalho de sensibilização e reflexão busca transformar a cosmovisão dos envolvidos, utilizando métodos adequados de solução de conflitos. Nesse contexto, propõe-se a metodologia do Círculo de Construção de Paz de Kay Pranis que, por meio da abordagem coletiva do tema, direciona a uma mudança de perspectiva e de comportamento.
Os homens são encaminhados aos círculos por meio de processo judicial, e participam de conversas temáticas sobre novas masculinidades, reajustando suas concepções sobre gênero e sobre violência no cotidiano. A comunicação não violenta também funciona como suporte para a atuação do facilitador.
Departamento de Comunicação Interna