TJRJ participa do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário
O Museu da Justiça e a Divisão de Gestão de Documentos (Diged) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro participaram do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, que teve o tema “Memória: Preservação, Gestão e Inovação”, na edição deste ano realizada, desde terça-feira (7/5), em São Paulo. A diretora do Museu da Justiça, Siléa Macieira, e o diretor da Diged Gilberto de Souza Cardoso participaram de palestras, visitas técnicas a locais históricos da cidade e oficinas.
Hoje ainda (10/5) ocorre o encerramento do encontro e a entrega do III Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário. O Museu da Justiça inscreveu projetos em duas categorias da premiação: o projeto do Laboratório de Restauro de Papel na categoria “Patrimônio Cultural Museológico”; a exposição “Justiça da Infância e Juventude”, a série de vídeos “Coisas de Museu”, os programas virtuais “Leituras no Museu”, “Sarau do Museu” e “Humanitas”, e a visita mediada foram inscritos na categoria “Difusão Cultural e Direitos Humanos”. A outorga do prêmio ocorrerá às 14h30.
O Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário foi instituído pela Resolução CNJ n. 316/20 e é realizado anualmente, preferencialmente, na semana em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio), criado pela mesma resolução. O foco é a preservação da história do Judiciário nacional e o compartilhamento de experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais do país.
MB