PORTAL DO CONHECIMENTO DO TRT/RJ RECEBE VERSÕES DO SEGUNDO GRAU E DA ÁREA ADMINISTRATIVA
O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) apresentou nesta segunda-feira (4/11), no prédio-sede, duas novidades que vão facilitar a rotina de magistrados e servidores: as novas áreas do Portal do Conhecimento, com conteúdos voltados para o segundo grau e para a área administrativa. Os novos conteúdos, agora, se unem ao do primeiro grau, que já havia sido lançado em fevereiro deste ano, representando a conclusão do projeto estratégico “Portal do Conhecimento”, cujo objetivo é reunir em uma única página a maior parte das ferramentas e informações necessárias ao trabalho diário dos usuários internos. O presidente do TRT/RJ, desembargador José da Fonseca Martins Junior, agradeceu a todos os servidores que participaram do desenvolvimento do projeto e afirmou ter certeza de a ferramenta será de grande valia para o Tribunal, com reflexos positivos para o consumidor final do trabalho do Regional, que são os jurisdicionados. Falando sobre o Portal do Conhecimento do Segundo Grau, a corregedora regional, desembargadora Mery Bucker Caminha, explicou que a ideia para sua construção decorreu dos bons resultados apresentados pelo Painel das Varas, ferramenta utilizada pela Corregedoria para acompanhar e fiscalizar o desempenho das unidades de primeira instância. Da mesma forma, o gestor do segundo grau poderá fazer um acompanhamento real de todas as informações estatísticas e de produtividade, podendo, assim, direcionar esforços de forma estratégica para melhorar a prestação jurisdicional. INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS Acessível pela intranet, o Portal permite o compartilhamento de experiências e conteúdos úteis ao dia a dia de trabalho, organizadas de forma mais intuitiva. Nos mesmos moldes do que já ocorre com a versão da ferramenta para o primeiro grau, a página de apoio à gestão da segunda instância organiza conteúdos da movimentação processual dos desembargadores e dos órgãos julgadores, indicando, por exemplo, o quantitativo de processos pendentes por relator, por classe, por unidade, por sistema processual etc.. Também informa prazos médios, produtividade e processos incluídos em pautas de julgamento no TRT/RJ. Além disso, estão no Portal dados sobre os processos sobrestados em ambas as instâncias, por tipo e por tema, divulgadas pelo Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep). De acordo com a Corregedoria Regional, o objetivo é municiar os gestores do segundo grau de informações úteis para otimizar os processos de trabalho de suas unidades. No que diz respeito à área administrativa, o conteúdo foi organizado dentro de três principais áreas: Pessoal; Orçamento e Contratações; e Ferramentas. Na área Pessoal, por exemplo, podem ser acessados facilmente conteúdos relevantes sobre pagamento e controle de frequência. Já na área Ferramentas, o público interno terá acesso a ferramentas de redação (como dicionários), a coleções de Direito Administrativo e a recomendações do Controle Interno. Também estarão disponíveis em um só local praticamente todos os sistemas considerados essenciais para o exercício das atividades laborais e consultas individuais. Vale frisar, entretanto, que essa versão não é voltada apenas para quem trabalha na área administrativa do TRT/RJ, mas para qualquer magistrado ou servidor que necessite de informações sobre atividades desempenhadas pela área administrativa, assim como os serviços prestados por ela. O projeto que culminou na elaboração do Portal do Conhecimento foi patrocinado pela Corregedoria Regional e pela Secretaria-Geral Judiciária, com implementação pela Secretaria de Gestão do Conhecimento do TRT/RJ, por meio da Coordenadoria de Organização do Conhecimento (Corc). Para a concretização da iniciativa, foram realizadas diversas reuniões com representantes das unidades administrativas e de segundo grau. O Portal do Conhecimento pode ser acessado pela intranet, clicando-se no botão localizado ao lado esquerdo da página inicial PLATAFORMA COLABORATIVA O Portal do Conhecimento está em permanente construção e a opinião de todos os usuários internos é muito importante para garantir que a organização do conteúdo, por assunto, atenda às suas expectativas de acesso fácil à informação. Todas as sugestões são bem-vindas e podem ser feitas pelo próprio Portal. Basta clicar no link “Participe sugerindo melhorias!”, na página inicial.